O presidente municipal do União Brasil, Riba do Altino está montando um Coletivo a revelia dos filiados e demais pré-candidatos a vereador do partido e começa a gerar uma crise, com ameaças, inclusive, de desistências de candidaturas, mas isso será pauta para uma postagem com mais detalhes.
O Coletivo do União Brasil que estar sendo trabalhado será composto pelo presidente da agremiação, Riba do Altino e pelos suplentes de vereador Antônio Carlos da Pedra Grande e Nenzim.
Antônio Carlos e Nenzim disputaram as últimas eleições e obtiveram uma média de 300 a 380 votos, respectivamente, nas eleições de 2020, já Riba do Altino participou dos últimos pleitos só como apoiador.
O que é uma candidatura coletiva?
Também conhecida como candidatura compartilhada, a candidatura coletiva acontece quando um grupo de pessoas se une para lançar um representante como candidato nas eleições para uma vaga na Câmara Municipal da cidade.
Como as candidaturas coletivas funcionam?
As candidaturas coletivas são formadas por duas ou mais pessoas, mas apenas uma delas assume o cargo como titular.
Caso sejam eleitos, os membros passam a ter um mandato coletivo, onde decidem coletivamente sobre propostas e votos na Casa Legislativa.
O fato de ser um mandato coletivo é um acerto informal entre seus integrantes. Oficialmente, apenas uma pessoa é responsável pelo mandato.
Como funcionam as decisões em um mandato coletivo?
Nos mandatos compartilhados, os integrantes decidem em conjunto, mas sua decisão conta como apenas um voto, independentemente do número de participantes.
Saiba mais clicando aqui
2 Comentários
Essa candidatura coletiva ela acaba prejudicando os outros candidatos a vereadores e principalmente os candidatos novatos que é aqueles que vão disputar as eleições municipais a primeira vez. Portanto eu como candidato do união brasil recuso a aceitá-lo.
Com todo respeito ao presidente do união brasil, que é seu riba do altino, uma pessoa muito legal pra mim e não tenho nada contra sua vida pessoal. Então pelo respeito a dignidade da pessoa humana, não podemos aceitar essas candidaturas coletivas. Desde já agradeço o nosso presidente do partido união brasil e toda comunidade vargem grandense‐ Maranhão