Blog do Thales Castro - Thales Castro

Josimar recebe homenagem da Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes

Na mesma solenidade, o deputado também recebeu o título honorífico de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.

 

 

 

O deputado federal Josimar (PL), recebeu, na noite deste sábado (30), a medalha Mérito D. João VI, concedida pela Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), durante o III Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil, realizado no Palácio Cristo Rei, situado na Praça Gonçalves Dias, em São Luís.

 

A comenda, criada pelo Decreto Acadêmico nº 00105.002, 05 de janeiro de 2021, destina-se a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aquele que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, for julgado merecedor dessa honraria.

 

“Em reconhecimento aos seus atos meritórios, culturais, cívicos e sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da cultura nacional”, registrou trecho do texto na placa de homenagem concedida pela FEBACLA.

 

 

Para Josimar, a honraria aumenta ainda mais a responsabilidade para realizar políticas públicas voltadas ainda mais para os setores literários, científicos e culturais.

 

“Estou muito feliz com o recebimento dessa comenda. Fui homenageado em São Luís por indicação da Federação e isso faz com que a gente aumente o nosso compromisso com esse setor que eu já milito”, disse.

 

Na solenidade, o homenageado que estava acompanhado de sua esposa deputada Detinha (PL), aproveitou para dedicar a comenda também à sua equipe de trabalho.

 

“É preciso reconhecer que ninguém conquista nada sozinho, divido com minha equipe que jamais conseguiria sem eles, na busca de uma sociedade mais justa e solidária”, completou.

 

Mais uma outorga

 

Além da medalha Mérito D. João VI, o deputado Josimar também foi outorgado pela Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) com o título honorífico de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, em reconhecimento de sua atuação cultural e intelectual no engrandecimento e na promoção da cultura nacional. Trata-se de uma designação de grande honra.

 

De acordo com o parlamentar, o duplo reconhecimento endossa sua atuação e supera todas as prescrições acadêmicas determinadas pela instituição sediada em São Luís.  “Sou amante da cultura e sou incentivador da arte, ciência e literatura. São setores para os quais nós vamos fazer um grande plano de governo, ouvindo todos os segmentos, para que a gente possa atender e estimular”, concluiu.

 

O encontro

 

Sediado na sexta-feira (29) e sábado (30), no Palácio Cristo Rei, situado na Praça Gonçalves Dias, em São Luís, o III Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil e da Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), foi o primeiro evento presencial do segmento na capital maranhense após o aparecimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

O público misto, foi formado por membros de academias de outros estados, professores, artistas, acadêmicos do Maranhão, estudantes, dentre outros. A coordenação regional ficou a cargo do escritor e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras – ALL, o acadêmico Antônio Noberto.

 

A direção nacional foi da Profª. Dra.Cecilia Maria Rodrigues de Sousa, presidente da Academia de Letras do Brasil, e da Profª. Dra. Magna Aspásia Fontenelle, que é presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB) e do Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos do Oriente e presidente da FEBACLA.

Categoria: Notícias