Em Ribamar, celeridade na emissão do licenciamento de obras impulsiona geração de emprego e renda

Superintendência de Licenciamento e Fiscalização Urbana faz papel importante na cidade Ribamarense

Um dos serviços relevantes para o desenvolvimento urbano e econômico de São José de Ribamar, inclusive para a atração de novos empreendimentos e investimentos, é a celeridade com que os processos administrativos ocorrem para a liberação de novas construções. “Por estarem em dia as análises, os processos protocolados que atendam todas as diretrizes para sua aprovação, estão sendo deferidos em aproximadamente 15 dias”, ressalta a Chefe de Análise de Projetos, Claudete Froes.

A desburocratização e a rápida análise de processos promovidos pela Superintendência de Urbanismo, têm se destacado como ferramenta importante para o crescimento econômico em São José de Ribamar. De 2021 a 2023, 1.136 Alvarás de Construção foram emitidos pela pasta, revelando um ambiente favorável ao licenciamento de obras e de grandes empreendimentos, que passam pelas equipes técnicas de uma vez que o projeto é aprovado e licenciado pelo setor urbanístico, o empreendimento sai do papel e se torna uma ferramenta importante na geração de empregos.

Vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Presidente do   Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, destacou a rapidez e o comprometimento do setor de urbanismo na entrega da documentação. “O licenciamento célere feito pelo setor do urbanismo em São José de Ribamar tem chamado a atenção da construção civil que busca um trabalho desburocratizado, que atenda a legislação e que entrega resultados e nunca havíamos visto um grupo tão rápido como o que hoje ocupa a Superintendência de Licenciamento Urbanístico. A agilidade que se dá a análise processual é fantástica”.

Outro fator relevante é a Fiscalização Urbanística feita pela a Blitz Urbana averiguando situações e atuando na linha de frente para regulamentação de obras fiscalizando o comprimento de toda a legislação urbanística. Desde 2021 a Blitz Urbana começou a efetuar ações para que se fosse respeitada a lei de Muros e Calçadas do Município, até 2023 120 imóveis já se regularizaram, através de um serviço que age no diálogo e informação.  O chefe de Fiscalização Urbanística, Adauto Braúna destaca que “Este é um dos trabalhos de prioridade na gestão do prefeito Dr. Julinho. A intenção é conscientizar os proprietários de imóveis sobre a importância de atender aos parâmetros exigidos na Lei, trazendo beneficio a cidade e a população, como também valorizando o seu imóvel. Não esquecendo a importância à acessibilidade, que muitas das vezes se torna inviável para os pedestres devido às condições ou até inexistência de calçadas. Nosso papel é transformar São José de Ribamar em uma cidade mais organizada para todos”.

Para a titular da pasta, Karol Queiroga, o trabalho realizado pelo corpo técnico da Superintendência de Fiscalização Urbana é essencial para podermos comemorar os dados apresentados. “Esse compromisso é a base para impulsionarmos o crescimento de São Jose de Ribamar, proporcionando um ambiente favorável e seguro para a geração de empregos. Hoje nossa cidade é vista com bons olhos por grandes investidores”, afirmou a Superintendente.

Um Comentário

  1. Parabéns aos envolvidos, parabéns a toda equipe , foi um acerto incrível a contratação de Karol Queiroga para esta pasta que estava esquecida pela gestão passada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade