Braide grava vídeo agradecendo apoio da “Máfia do Fundeb” em Vargem Grande

Na gravação, o pré-candidato do PSD aparece em meio à cúpula que está sob investigação do Ministério Público

O ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem construído parte de sua trajetória política com o discurso de que “não negocia com políticos” tradicionais. No entanto, durante as articulações para a disputa do governo do Maranhão, a adesão a novas alianças gerou debates no cenário político local sobre a manutenção dessa postura.

Na manhã desta sexta-feira, 5, por exemplo, ele se encontrou com o grupo político que comanda a cidade de Vargem Grande e gravou um vídeo agradecendo o apoio à sua pré-candidatura. A repercussão negativa na cidade foi imediata por um simples detalhe: os novos aliados são acusados de uma série de denúncias e investigações oficiais sobre um esquema milionário de desvio de recursos públicos da educação no município.

O escândalo, que ficou conhecido como a “Máfia do Fundeb”, resultou na cassação do vereador de Nina Rodrigues, Thalyson Berg, que foi acusado de receber de forma totalmente irregular valores e abonos salariais vindos do principal mecanismo de financiamento da educação pública no município vizinho.

Time da corrupção

“Quero expressar minha gratidão pelo apoio do prefeito, ex-prefeito, vereadores, secretários e a todo o time de Vargem Grande. Além disso, quero aqui assumir um compromisso: estou morrendo de vontade para estar aí com vocês. Vamos planejar juntos a minha visita a Vargem Grande, porque quando o time está organizado, tudo sai como planejado”, frisou.

O encontro é a primeira aparição pública de Braide com o seu ‘time vargem-grandense’, desde que o escândalo veio à tona. Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Maranhão abriu uma investigação para apurar um suposto esquema de desvio de recursos da educação no município vargem-grandense.

O ponto de partida do caso foram denúncia dos vereadores Jociedson Aguiar (PL) e Dr. Júnior Castro (Republicanos), que posteriormente foi repercutido pelos deputados Wellington do Curo (sem partido), na Assembleia Legislativa; e Hildo Rocha (MDB-MA), na Câmara dos Deputados. À época, o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi aberto pelo promotor André Charles Alcântara Martins Oliveira, para descobrir as circunstâncias em que os pagamentos, objeto de diversas denúncias, foram efetuados.

Investigação federal

Também está em andamento na Justiça uma ação popular que acusa os aliados de Braide de envolvimento em fraudes e desvios de aproximadamente R$ 1 bilhão em recursos federais destinados à educação no município. O caso foi remetido à 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão e está sob a responsabilidade do juiz José Valterson de Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade