Auditoria detecta 1,1 mil ‘alunos fantasmas’ em Cedral

TCE-MA desconfia que diferença serviria para aumentar verba recebida pelo município; descoberta revela um prejuízo de R$ 1,8 milhão ao erário


Auditoria realizada pelo Núcleo de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) constatou a existência de 1,1 mil “alunos fantasmas” na rede municipal de ensino fundamental da cidade maranhense de Cedral, comandada pelo prefeito Fernando Cuba (MDB).

A descoberta dos alunos fantasmas trouxe à tona um prejuízo de R$ 1.850.568,32 (Hum milhão, oitocentos e cinquenta mil, quinhentos e sessenta e oito reais e trinta e dois centavos) para os cofres públicos.

A fraude relacionada à inserção de dados falsos no Censo Escolar pode trazer graves consequências ao gestor municipal. No período da fiscalização, Cedral declarou aos auditores que possuía 1.304 alunos matriculados em período integral.

A auditoria, no entanto, revelou que apenas 120 alunos estavam efetivamente matriculados nessa modalidade, indicando que 1.184 alunos foram inseridos fraudulentamente. Por conta da suposta ilegalidade, o TCE-MA atestou a existência de um esquema de inserção de dados falsos no Censo Escolar no município cedralense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade