
A revelação de que 11 escolas de taipa ainda funcionam na zona rural de Vargem Grande, no Maranhão, gerou forte repercussão negativa em todo o estado. Em meio à crise, um novo episódio chamou atenção: o presidente da Câmara Municipal, Thiago Braz, apresentou uma proposta para conceder a Medalha Dra. Ana Maria Fernandes ao ex-prefeito Carlinhos Barros.
A homenagem, apresentada pela Mesa Diretora da Câmara, traz na justificativa o suposto avanço educacional do município durante a gestão de Carlinhos Barros — incluindo a elevação do Ideb. No entanto, após as denúncias sobre o funcionamento de escolas de taipa e o consequente questionamento das condições reais da educação municipal, o índice passou a ser alvo de desconfiança.
As irregularidades vieram à tona após fiscalização dos vereadores Dr. Júnior Castro e Jociedson Aguiar, que visitaram unidades escolares e divulgaram imagens da precariedade. A situação ganhou ainda mais repercussão com a ida do deputado estadual Wellington do Curso ao município, reforçando as denúncias.
Os números chamam atenção: mesmo com quase um bilhão de reais recebidos do Fundeb ao longo de quase nove anos, o município ainda mantém escolas improvisadas, sem estrutura adequada para alunos e professores.
A proposta de honraria ao ex-prefeito, apresentada em meio ao escândalo, intensifica o debate e levanta questionamentos sobre prioridades e responsabilidades na condução da educação pública em Vargem Grande.



