Superintendente do Dnit é afastado em meio a apuração sobre queda de ponte

Renan Bezerra de Melo era responsável por ponte que caiu entre Tocantins e Maranhão; outros três servidores devem ser suspensos

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), determinou nesta sexta-feira (17) o afastamento de Renan Bezerra de Melo Pereira, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Tocantins.

Melo Pereira era o responsável direto pela ponte que ligava Tocantins e Maranhão e que caiu no dia 22 de dezembro, de acordo com o Ministério dos Transportes. A decisão foi tomada em meio à apuração que investiga a queda da construção.

O afastamento determinado pelo ministro será pelo prazo de 60 dias, prorrogável por igual período.

“O afastamento preventivo será realizado sem prejuízo da remuneração do servidor, assegurando-lhe o contraditório diferido em face da urgência da medida”, diz o despacho de Renan Filho.

O superintendente deverá permanecer à disposição do Dnit durante o período de afastamento, informando endereço, telefone e outros meios de contato para eventual convocação pelo órgão.

O ministério informou que outros três servidores lotados no Dnit em Tocantins serão afastados. A determinação deve ser publicada ainda nesta sexta-feira, de acordo com a pasta.

Força-tarefa pelo país

A CNN mostrou no início de janeiro que o Dnit determinou que suas superintendências regionais realizassem uma força-tarefa para inspecionar pontes e viadutos sob risco de colapso pelo país.

“O objetivo principal da realização destas inspeções visa especialmente identificar as estruturas que apresentam potenciais riscos de colapsos e que necessitam de intervenção imediata por parte deste Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”, diz um dos ofícios.

As superintendências deverão enviar relatório ao Dnit até o fim de fevereiro.

O documento terá de conter, entre outras informações, identificação sobre as estruturas, imagens, parecer técnico com detalhes sobre os problemas identificados e o seu nível de gravidade, sugestões de solução e opções de rotas alternativas no caso de interrupção total ou restrição de carga.

O Dnit informou à CNN na ocasião que o envio desse documento é uma ação contínua e preventiva da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e visa a atualização do estado funcional das obras de arte especiais e preservar a integridade dessas estruturas por todo o país.

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