Com caracterização de crime eleitoral, mãe de vereador de Nina Rodrigues recebe R$ 8 mil de abono do Fundeb em Vargem Grande

Documentos que comprovam que a senhora Erosilda Pereira dos Santos, mãe do vereador Thalyson Berg, de Nina Rodrigues, recebeu no final do ano um abono do Fundeb no valor de R$ 8.638,38, pago pelo município de Vargem Grande.

A situação tem gerado questionamentos pelo fato de a nomeação de Erosilda Pereira ter ocorrido após um acordo político com o ex-prefeito Carlinhos Barros, período, que o ex-gestor figurava como pré-candidato a deputado estadual. O encontro que selou o acordo foi amplamente divulgado nas redes sociais à época.

Outro ponto que chama atenção é o vínculo familiar e político. Erosilda Pereira é irmã do guarda municipal Luís Carlos, conhecido por ser aliado próximo do ex-prefeito Carlinhos Barros e também por manter ligações políticas com o atual prefeito de Vargem Grande, Preto.

Ainda conforme documentos obtidos, o ex-candidato a vereador pelo PT em Nina Rodrigues, George Daniel Farias de Moraes (GD) — filho do ex-vereador Zacarias Neto — não recebeu o abono referente à sobra do Fundeb, embora conste na folha de pagamento do fundo. A situação levanta suspeitas sobre critérios adotados na distribuição dos recursos, reforçando críticas de que o Fundeb poderia estar sendo utilizado com viés político-eleitoral.

O que é ainda mais grave é que há informações de que nem a mãe do vereador, nem GD, prestam serviço em qualquer lugar, o que contraria a lei do Fundeb, que exige que estejam em efetivo exercício.

Especialistas ouvidos pela reportagem ressaltam que, caso comprovado o uso do Fundeb para fins eleitorais ou favorecimento pessoal, a prática pode configurar irregularidade administrativa e possível crime eleitoral, o que deve ser apurado pelos órgãos de controle, como o Ministério Público e a Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade